domingo, 11 de abril de 2010

Tendência generalista na automação industrial ! parte 1


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em muitas palestras de “Gurus” de RH e Coaching, esta palavra é fortemente citada, o Generalismo, ou seja, saiba Tudo, mas não seja especialista em uma única coisa.


Generalista – definindo de forma categórica, é o profissional que tem conhecimentos teórico e prático de mais de uma ciência ou técnica, dentro de uma determinada área, nesse caso exemplar, é o dito profissional que programa CLP, SUPERVISÓRIO, IHM e desenvolve sistema baseado em inteligência artificial.


Diagrama simbólico do ponto comum entre as técnicas especificas AI e SI




Não pode confundir o profissional generalista com o profissional que vive no mercado de trabalho sendo profissional pratico e experiente, sabendo um pouquinho de cada coisa, o generalista conhece tudo de algumas coisas.

Se você observar a ilustração acima vai verificar que a letra (D) representa a inteligência artificial que se localiza de forma comum nas duas técnicas automação industrial e sistemas de informação.

A Inteligência Artificial (IA) é uma área de pesquisa da ciência da computação dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou simulem a capacidade humana de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente.

O desenvolvimento da área começou logo após a Segunda Guerra Mundial, com o artigo "Computing Machinery and Intelligence" do matemático inglês Alan Turing[1], e o próprio nome foi cunhado em 1956.[2][3] Seus principais idealizadores foram os cientistas Herbert Simon, Allen Newell, John McCarthy, Warren McCulloch, Walter Pitts e Marvin Minsky, entre outros

A inteligencia artificial, tem toda uma ligação forte, com a area de sistema de informação, tudo isso, por causa da seu genese, porem, a area que tem mais possibilidade de aplicação da tecnica com um formato realista e objetivo, é a area de automação industrial, claro que, por causa das necessidades de controle de maquinas e equipamentos de processo industrial, que tem algumas peculariedades, que podem ser resolvido somente por tecnica de inteligencia artificial, tais como: TLF, RNA, AG, SE, em outro post detalharemos estas tecnicas, afim de que os seguidores acompanhe para obter a informação completa, mas antecipo, a diferença de aplicabilidade da inteligencia artificial, é que a mesma tem a capacidade de solucionar problemas novos, de varias maneiras, formas essas, aprendida pelo sistema dotado de tal tecnica e tambem conseguir ser um excelente controlador para o processo industrial não linear, o que dificulta controlar este processo com tecnicas classicas.

O Generalismo ele é fortemente aplicado quando você ocupa e assume um cargo de Gerencia ou Coordenação de uma equipe de desenvolvimento de determinada empresa que presta serviços diferenciados e variados na área de automação industrial .

Sabemos que a essência do espírito generalista é embutido no dia-dia de varias pessoas é o cidadão que acompanha a política o esporte, é uma ação de generalismo, mas sem o comprometimento necessário, que o profissional prestador de serviço ou funcionário do setor de manutenção, engenharia, tem que ter, para se autodenominar generalista.

O que tenho visto e observado nas empresas por onde passo, é que o próprio especialista deixa a desejar no que tange o conhecimento especifico da área de domínio. Em tese, posso afirmar! que muitos profissionais que se autodenominam, especialista em rede de comunicação industrial, mas desconhece as leis fundamentais da física que rege o funcionamento da própria rede,(as leis de george ohm, leis do eletromagnetismo) tenho certeza que estamos caminhando para a era do objetivismo, sem direção.

Por este motivo, digo que qualquer caminho escolhido, para ser seguido seja o do especialista ou generalista, procure fazer com prazer e com muita disciplina.

Sabemos que o profissional generalista antes de tudo tem que ter disposição, porque é arduo o caminho é muito mais comodo ser especialista, então não se engane dizendo que o generalista é um profissional vazio.

Vivenciamos um surto de novas tecnologias e ferramentas a todo momento, permitindo que o profissional generalista faça a integração das mesmas

Generalista hoje. originalidade amanhã!


Conclusão: O profissional generalista, é hoje, uma posição necessária para migrar tecnicas utilizadas em areas diferentes, aproximando as soluções de seus problemas, diminuindo o caminho a ser desbravado, programe CLP, mas faça isto utiilizando recursos, ou mentalidade de outra area, para que possa selar a completude de ser generalista






Referencias bibliográficas :



Wikipedia definições IA (www.wikipedia.com.br)

Msdn sobreviva seja generalista (www.msdn.com.br)


5 comentários:

  1. Estou no http://processo-industrial.blogspot.com
    Com muitos artigos relacionadas com processo industrial, podemos fazer uma parceria de assuntos.
    Abraço; Almir Cezar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro Almir Cezar, Tudo Bem? Espero que sim. Quero atiar essa parceria. Adciona o meu número e envia uma mensagem (38) 997386698 Whatsapp

      Excluir
    2. https://www.linkedin.com/in/gustavo-roberto-viana-moreira-a0b358241/

      Excluir
  2. boa que legal manda mais..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.linkedin.com/in/gustavo-roberto-viana-moreira-a0b358241/

      Excluir

COMENTE, PARA QUE JUNTOS POSSAMOS ORIENTAR E DIRECIONAR O BLOG.